Quinta-feira, 21 de Outubro de 2010
Geo Localização - Cliente XMPP

Um dos requisitos para o sistema do DriveMe corresponde ao conhecimento da posição geográfica do utilizador num dado momento. Só assim será possível agregar a informação que realmente interessa, no que respeita à filtração de horários.

Foi escolhido o sistema operativo Android 2.2 para desenvolver esta aplicação visto ser OpenSource e facilitar o acesso ao hardware do dispositivo, neste caso o GPS. Para tal recorreu-se ao emulador disponível em http://developer.android.com/sdk/index.html.

Para a implementação optou-se pelo uso do protocolo XMPP para o envio das coordenadas, assim como do IMEI que permite associar ao dispositivo. A biblioteca utilizada foi a Smack. Numa primeira fase tentou-se sem sucesso o uso da biblioteca em http://www.igniterealtime.org/projects/smack/, mas pelos vistos é incompatível com o SO. Felizmente existe a biblioteca alterada ASmack (http://code.google.com/p/asmack/).

Assim sendo, uma ligação ao "talk.google.com" é realizada com um id definido (neste caso uma conta GMail activa). São adquiridas as coordenadas e o IMEI, e colocadas numa string XML. Esta string é enviada posteriormente para o endereço destino.

Na imagem seguinte o emulador adquire a nova posição, e a mensagem é enviada logo de seguida para o chat do GMail.




Quinta-feira, 14 de Outubro de 2010
Estou? Hey Bob é a Alice!

após algum esforÁo foi possÌvel finalmente efectuar uma chamada entre 2 clientes SIP IMS, com o open-ims core a correr.
Foram utilizados 2 computadores ( um deles tinha uma máquina virtual a correr o open-ims ) e cada um deles tinha um cliente Sip IMS instalado ( MONSTER e Mercuro Bronze).
No final a alice e o bob conseguiram falar um com o outro!

Arquitectura

HoSS a correr

FHoSS a correr

 

Portal WEB de configuração do FHoSS

 

ICSCF a correr

 

PCSCF a correr

 

SCSCF a correr

 

Mercuro com a chamada já estabelecida

 

MONSTER a receber o pedido de chamada

 

MONSTER com a chamada estabelecida


António Pinho

Carlos Guimarães
 


tags: ,


Segunda-feira, 4 de Outubro de 2010
Equipa e atribuição de tarefas

Para a elaboração deste projecto, foi constituída a seguinte equipa:

Serviço de chamadas - Carlos Guimarães e António Pinho; 
Geo-localização - José Melo; 
Serviços SMS - Diogo Teles; 
Consulta dos horários dos autocarros (Scrapper) - Linda Velte.




Arquitectura do Sistema

 




Hello World

 “DriveMe” um projecto a ser desenvolvido na cadeira de "Engenharia de Serviços". Este projecto tem como objectivo facilitar o acesso a transportes públicos por pessoas invisuais. Para apresentar este serviço e a sua arquitectura foi feita uma pequena apresentação, onde são apresentados os objectivos, a arquitectura e os serviços da solução encontrada:

 

DriveMe
View more presentations from Diogo.



.mais sobre mim
.pesquisar neste blog
 
.Dezembro 2010
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4

5
6
7
8
9
10
11

12
13
14
15
16
17
18

19
21
22
23
24
25

26
27
28
29
30
31


.posts recentes

. Scrapper

. Geo Localização - Concluí...

. OpenIMS <-> Sailfin

. Geo Localização - Cliente...

. Estou? Hey Bob é a Alice!

. Equipa e atribuição de ta...

. Arquitectura do Sistema

. Hello World

.arquivos

. Dezembro 2010

. Novembro 2010

. Outubro 2010

.tags

. todas as tags

.participar

. participe neste blog

blogs SAPO
.subscrever feeds